terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

I Oficina Pedagógica

Os membros do Projeto Neojibá - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - participam de 16 a 18 de fevereiro, no Teatro Castro Alves, da primeira Oficina Pedagógica. As aulas são destinadas à capacitação de 80 jovens músicos para atuarem como monitores dos novos núcleos do projeto, que serão abertos em 2009.

A oficina de 15 horas será ministrada pelo maestro paulista João Maurício Galindo e pelo professor Joel Barbosa, que irão destacar a metodologia para o ensino coletivo de instrumentos de sopro e cordas. A partir de março, os jovens músicos continuam o aprendizado com o curso de Metodologia para a Iniciação Musical, oferecido pela professora Carmen Mettig, diretora do Instituto de Educação Musical - IEM.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Retrospectiva NEOJIBÁ


O NEOJIBÁ iniciou suas atividades em junho de 2007, sob gestão da OSBA e direção de Ricardo Castro. Seu primeiro núcleo começou a funcionar no Teatro Castro Alves em 13 de setembro de 2007 e atualmente conta com cento e trinta jovens, incluindo os integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) e da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE). Esta última é composta por 50 crianças de 8 a 16 anos, que têm atividades de segunda a sexta-feira. Recebem o apoio técnico dos monitores da orquestra juvenil e de músicos da OSBA, e realizam ensaios, aulas de percepção e teoria musical com os integrantes mais novos. Outros têm apenas aulas individuais de instrumento, buscando aprimorar-se tecnicamente para ingressar na J2J. A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho é composta por 80 integrantes de 10 a 25 anos, que vêm se apresentando regularmente desde outubro de 2007, e tendo atividades de segunda a sexta-feira, com ensaios gerais coordenados pelos músicos profissionais envolvidos no projeto. Já os ensaios de naipe (de cada instrumento) são de responsabilidade dos jovens monitores que viajaram à Venezuela e receberam formação para essa atuação. Músicos da OSBA também participam, periodicamente, dando apoio técnico aos naipes ou particularmente a algum dos integrantes do NEOJIBÁ que necessite reforço.
Com um público total estimado de 13.000 pessoas, os jovens realizaram diversas apresentações públicas desde 2007: na sala principal do Teatro Castro Alves, na Câmara dos Vereadores, Faculdade de Direito, Teatro do ICEIA, Pelourinho, Alagoinhas, Costa do Sauípe, Camaçari, Palacete das Artes, Concha Acústica, entre outros. No final de 2008, a J2J fez três de suas apresentações mais importantes e marcantes: Em seu concerto de Natal, na Concha Acústica, recebendo mais de 2000 pessoas, num concerto impecável e emocionante; na Cúpula da América Latina e Caribe, realizada na Costa do Sauípe, onde se apresentaram para o presidente Lula e os chefes de estado do continente; e no “Canto Geral”, evento que reuniu no TCA grandes nomes da música latino-americana, como Mercedes Sosa, Suzana Baca, Cecília Todd e Carlinhos Brown.
Além de Ricardo Castro, eles atuaram sob a batuta de regentes como Osvaldo Ferreira, Renato de Aguiar, Rodolfo Fischer, Antoni Wit, Alex Klein e os venezuelanos Manuel López, Paul Rodriguez e Carlos Izcaray, estes últimos enviados pelo FESNOJIV. Em julho de 2008, a J2J teve a oportunidade de assistir e participar das atividades de preparação da Youth Orchestra of the Américas (YOA) em Costa do Sauípe, convivendo com os músicos e professores de várias partes do mundo, e recebendo aulas e master classes. Em outubro, os violinistas da J2J e OPE participaram do workshop sobre o Método Suzuki, ministrado pelo violinista japonês Takeshi Kobayashi. Os integrantes também já contaram com workshop de regência oferecido por Manuel López, além de várias Master Classes, como as do trompetista Jean-François Michel, dos violoncelistas Paul Wiando e Ilmari Hopkins, das violinistas Kathlyn Ebrrlz, Virginie Robilliard, Elodie Bugni, da oboísta Eldevina Materula, e de músicos da YOA, OSESP e FESNOJIV.