terça-feira, 27 de março de 2012

Orquestra Juvenil da Bahia é destaque do festival Música em Trancoso

Queima de fogos no encerramento do Festival Música em Trancoso


A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia foi destaque do festival Música em Trancoso (MeT), que aconteceu entre os dias 17 e 24 deste mês no extremo sul da Bahia. Em sua primeira edição, o Festival já é uma referência na área de festivais de música clássica no Brasil. O MeT reuniu a música erudita e popular num cenário paradisíaco – um anfiteatro de arquitetura singular, construído especialmente para o evento – tendo a Juvenil da Bahia como orquestra residente e convidados nacionais e internacionais.

O festival foi marcado também pela presença de grandes convidados. A Orquestra, sob a regência de Ricardo Castro, tocou com os músicos Rüdiger Liebermann (violino), Walter Küssner (viola) e Walter Seyfarth (clarineta), integrantes da Filarmônica de Berlim. Os concertos ainda contaram com a participação de Andreas Grünkorn (violoncelo), Benoit Fromanger (flauta), Richard Galler (fagote) e Jonathan Williams (trompa). Todos se apresentaram com a Orquestra também no concerto do dia 15 de março, na Sala Principal do TCA, mostrando com exclusividade ao público de Salvador um pouco da programação do MeT.

Em diferentes dias do Festival, o tenor polonês Tadeusz Szlenkier e a soprano inglesa Julia Thornton, que também estiveram em Salvador, acompanharam a Juvenil da Bahia em árias de famosas óperas como “West Side Story”, de Leonard Bernstein e de “La Boheme” e “Tosca”, de Giacomo Puccini, além de trechos de “La Traviata”, com participação de um coral formado por 20 músicos da Orquestra. Uma das grandes novidades do Festival foi a participação das pianistas francesas e irmãs Katia e Marielle Labèque, que foram solistas com a Orquestra nas peças ‘Rhapsody in Blue’, de George Gershwin, e ‘Concerto para dois pianos em mi menor’, de Francis Poulenc.

O Música em Trancoso também levou ao público apresentações de música de câmara. Os solistas internacionais e as irmãs Labèque se juntaram a jovens músicos da Juvenil da Bahia para a execução de “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Säens, entre outras obras. A plateia assistiu também ao octeto de sopros formado por Erica Smetak, Sandra Romero, Yuli Martinez, Abner Silva e Adauri de Oliveira, músicos da Juvenil da Bahia, com os solistas Jonathan Williams, Richard Galler e Walter Seyfarth. Na mesma noite, uma surpresa: o professor Walter Küssner, da Filarmônica de Berlim, convidou Geisa Santos, Nataly do Vale e Ana Paulin para um quarteto de violas. “Os músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia são muito bons. Eu agora os considero colegas”, disse Walter Küssner antes de tocar “Quarteto de violas”, de Telemann, com as três musicistas da Orquestra.

O público do festival Música em Trancoso pôde assistir ainda à execução da peça “Rio Negro - Suite” do compositor, pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano, que dedicou a obra à Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia. Na apresentação, Cesar Camargo Mariano sentou-se ao piano para acompanhar a orquestra, sob a regência de Eduardo Torres, repetindo a parceria que havia sido inaugurada no concerto anterior, no Teatro Castro Alves.

O Música em Trancoso, já na primeira edição, se destacou como referência em eventos do gênero e reforçou o investimento do NEOJIBA na formação de novas plateias, sobretudo de jovens e crianças. Enquanto não tocavam no anfiteatro montado para o festival, os músicos da Juvenil da Bahia ministraram oficinas de iniciação musical em três escolas públicas de Trancoso. "As crianças são ótimas, e responderam da melhor maneira possível. É realmente muito recompensador e uma grande alegria para mim poder dar essas aulas", declarou Vanessa Melo, que, junto com Elizane Priscila, deu aulas de iniciação musical em uma escola municipal apoiada pelo Instituto SHC, parceiro do NEOJIBA. Ao final das aulas, os jovens estudantes assistiram a ensaios da Juvenil da Bahia e aos concertos do festival. Como atividade paralela às apresentações, os integrantes da Orquestra também tiveram masterclasses com os solistas internacionais.

O concerto de encerramento do festival Música em Trancoso, no dia 24, aconteceu na arena completamente lotada e presenteou o público com algumas surpresas. Uma delas foi a participação do jovem maestro Yuri Azevedo, que regeu a 5ª Sinfonia de Beethoven, abrindo o programa. A última peça, “Abertura 1812”, de Tchaikovsky, contou de músicos da Orquestra Sinfônica do Descobrimento, parceiro do NEOJIBA em Porto Seguro, e com uma surpreendente queima de fogos. O público, formado por pessoas de todo o Brasil e do exterior, aplaudiu de pé. “Tudo correu perfeitamente bem. Tudo foi além de minhas expectativas. Também foi gratificante ver o interesse do público, casa cheia todos os dias”, afirmou Rüdiger Liebermann após a última noite de concertos, marcando a importância do Festival Música em Trancoso.

terça-feira, 20 de março de 2012

Músicos da Juvenil da Bahia realizam oficinas em escolas de Trancoso

Crianças da Escola Municipal de Trancoso contentes com a visita dos músicos do NEOJIBA

Integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia realizaram hoje oficinas de música em três escolas públicas no extremo sul da Bahia. Os músicos estão desde o dia 17 participando do Festival Música em Trancoso, evento que reúne solistas nacionais e internacionais e que tem a Juvenil da Bahia como Orquestra residente. Na Escola Municipal de Trancoso (apoiada pelo Instituto SHC, parceiro do NEOJIBA) e na Escola Municipal Higina Cristo, as aulas de iniciação musical foram direcionadas a crianças de até 8 anos, com os músicos Everton Isidoro, Ana Paulin, Washington Pereira e Priscila Figueiredo; já na Escola Estadual Elba Ramalho foram os estudantes do ensino médio que participaram das atividades, ministradas por Aline Novais, Esdras Rocha e Amanda Menezes. As visitas, que foram iniciadas ontem, continuarão até a próxima quinta-feira (dia 22).

Em sua primeira edição, o Música em Trancoso atrai cerca de 700 pessoas por dia para assistir aos concertos de música popular e erudita que acontecem em uma arena desenvolvida especialmente para o Festival, e também no Teatro do Club Med. A Juvenil da Bahia fez o concerto de abertura do Festival no sábado, e já dividiu o palco com vários solistas, entre eles as pianistas francesas Katia e Marielle Labèque. O Música em Trancoso acontece até o dia 24 deste mês.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Juvenil da Bahia e convidados emocionam o público no TCA

Cesar Camargo Mariano executa sua composição preparada especialmente para a YOBA


Com a Sala Principal do Teatro Castro Alves lotada a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia iniciou sua série de concertos em 2012, sob a regência do maestro Ricardo Castro. O público, formado por pessoas de todas as idades, era também composto pelo Governador Jaques Wagner, a primeira-dama Fátima Mendonça e o Secretário de Cultura Albino Rubim.

A abertura do concerto aconteceu com a participação do flautista Benoit Fromanger, que acompanhou a Orquestra em "Concerto para flauta nº 1, em Sol maior (K313)", 1º movimento: Allegro maestroso, de Mozart. Na segunda obra, "La Bohème", de Giacomo Puccini, o tenor polonês Tadeusz Szlenkier subiu ao palco e emocionou a todos com a sua interpretação, que seguiu até um dos pontos altos do concerto, quando a soprano Julia Thornton entrou em cena para interpretar "Mi Chiamono Mimi" e os dois cantores apresentaram juntos "O Soave Fanciulla", marcando a primeira participação de cantores líricos em um concerto da Juvenil da Bahia. Antes do intervalo, o maestro Ricardo Castro comandou o bis, "Sinfonia Concertante para violino e viola", de Mozart com os músicos da Filarmônica de Berlim Rüdiger Liebermann (violino) e Walter Küssner (viola). O concerto ainda teve a participação dos solistas Andreas Grünkorn, Walter Seyfarth, Jonathan Williams e Richard Galler.

No retorno do intervalo, solistas e Orquestra apresentaram obras de Max Brunch. Carl Maria Von Weber e Edward Elgar. Os cantores voltaram juntos ao palco para a execução de West Side Story, "Maria" e "Tonight", de Leonard Bernstein, e a soprano Julia Thornton cantou a ária "Summertime", da ópera Porgy and Bess de Gershwin. Um dos momentos mais aguardados do concerto começou quando o maestro Ricardo Castro convidou ao palco o pianista, arranjador e compositor Cesar Camargo Mariano. Ele pôde explicar para a plateia como compôs "Rio Negro - Suíte", que dedicou aos jovens músicos. Em seguida, pianista e orquestra emocionaram o público sob a regência do maestro e coordenador pedagógico do NEOJIBA, Eduardo Torres.

A noite marcou o início da comemoração dos 5 anos do NEOJIBA e serviu de prévia para a participação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e seus convidados no Festival Música em Trancoso, evento internacional que acontece no extremo sul da Bahia, onde os músicos já se encontram para os concertos que acontecerão entre os dias 17 e 24 deste mês.

segunda-feira, 12 de março de 2012

YOBA recebe convidados internacionais para ensaio no TCA

Ensaio da YOBA com o violoncelista Andreas Grünkorn

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia iniciou hoje os ensaios com os solistas para o próximo concerto, que será dia 15 de março às 20h na Sala Principal do TCA. Os solistas convidados foram apresentados pelo maestro Ricardo Castro à Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia que deus as boas vindas tocando uma peça orquestral antes de ensaiarem as obras que estão no repertório desta quinta-feira. Além de Rüdiger Liebermann (violino), Walter Küssner (viola) e Walter Seyfarth (clarinete), integrantes da Filarmônica de Berlim, a apresentação contará também com a participação de instrumentistas da Bavarian Radio Symphony Orchestra, German Symphony Orchestra e da BBC Symphony Orchestra. A orquestra fará ainda sua 1ª apresentação com cantores líricos, recebendo a soprano inglesa Julia Thornton e o tenor polonês Tadeusz Szlenkier.
Para o concerto do dia 15 os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do TCA a partir de quarta-feira, 14 de março, das 12 às 18h. Cada pessoa pode retirar, no máximo, dois ingressos.

sexta-feira, 9 de março de 2012

YOBA recebe César Camargo Mariano antes do festival em Trancoso

César Camargo Mariano explica a sua composição aos músicos da YOBA

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA) ensaia esta semana com o pianista César Camargo Mariano. Ele participará do Festival Música em Trancoso junto com a Orquestra no dia de 19 de março, terceiro dia de festival.
Pianista, arranjador, produtor e compositor, César Mariano atualmente mora nos Estados Unidos, onde desenvolve trabalhos autorais e colabora com grandes nomes internacionais. Ele lançou mais de 30 discos em 50 anos de carreira e ganhou vários prêmios por suas composições, entre eles recebeu, em 2006 o Grammy especial à excelência musical, Lifetime Archievement Latin Grammy Award. Além de tocar com a YOBA, César Mariano é frequentemente convidado como solista de grandes orquestras, como The London Royal Philharmonic e Tokyo Symphony Chamber.
O arranjo que será apresentado no Música em Trancoso é do próprio pianista. Amanhã a YOBA e César Mariano farão os últimos ajustes e ensaios antes do Festival, pois neste domingo chegam os outros solistas da Europa junto com o maestro Ricardo Castro para uma semana intensa de ensaio no TCA.

quinta-feira, 8 de março de 2012

NEOJIBA inicia a programação de 2012 com participação de solistas internacionais

Convidados internacionais participam do concerto no TCA

No próximo dia 15 de março, às 20h, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia se apresenta na Sala Principal do TCA sob a regência do maestro Ricardo Castro e com convidados internacionais, entre os quais integrantes da Filarmônica de Berlim, considerada uma das cinco melhores orquestras do mundo. O concerto conta com famosas árias de óperas interpretadas pela soprano inglesa Julia Thornton e o tenor polonês Tadeusz Szlenkier, dando início às comemorações do aniversário de 5 anos do NEOJIBA.

O concerto, que terá entrada franca, será uma oportunidade única para o público soteropolitano poder assistir parte da programação da primeira edição do Festival Música em Trancoso, que será realizado entre os dias 17 e 25 de março, onde a Orquestra Juvenil da Bahia é convidada como orquestra residente. “É uma grande oportunidade para nossos jovens músicos e uma honra para o NEOJIBA poder ser representado por sua principal orquestra no que será certamente o maior festival internacional dedicado à música clássica na costa brasileira”,declara o maestro Ricardo Castro. O concerto inclui obras emblemáticas de compositores como George Gershwin,Leonard Bernstein, Giacomo Puccini, Mozart, Tchaikovsky, Elgar, Carl Maria Von Weber e Max Bruch.

terça-feira, 6 de março de 2012

Núcleo do NEOJIBA no Sesi Itapagipe recebe novos instrumentos musicais

100 novos instrumentos chegam ao Sesi para as aulas práticas do NEOJIBA


No Dia Nacional da Música Clássica, 5 de março, o NPO (Núcleo de Prática Orquestral e Coral) Sesi Itapagipe recebe novos instrumentos musicais. São mais de 100 peças entre violinos, violas, trompas, instrumentos de percussão, entre outros, que serão utilizados a partir das próximas semanas nas aulas práticas dos alunos que participaram do processo de iniciação musical. A partir de agora a expectativa é que o NPO Sesi atenda cerca de 400 alunos. As atividades acontecem com participação dos monitores da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, que desde janeiro estão se preparando para as aulas práticas com os novos instrumentos. A gerente da unidade Sesi Itapagipe, Cláudia Libório afirmou que os alunos estão empolgados com a chegada do material. “A partir de agora eles vão poder ter contato com os instrumentos, escolher o que tocar. Os pais também ficaram felizes e nós do SESI estamos muito satisfeitos”, comemora.